Fundo Baobá recebe doação milionária para Programa Marielle Franco de Aceleração de Lideranças Femininas Negras

Fundo Baobá recebe doação milionária para Programa Marielle Franco de Aceleração de Lideranças Femininas Negras

Fundo Baobá , por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Negras Femininas: Marielle Franco fará o investimento em 120 mulheres líderes negras e 20 grupos, coletivos, movimentos e organizações lideradas por mulheres negras no prazo de 5 anos.

“Conseguir construir ferramentas e instrumentos para que mais mulheres negras ocupem espaços de poder, inspirando e atuando em diversos espaços, para construir uma sociedade antirracista, mais justa e que promova justiça social e justiça racial”, afirmou Selma Moreira,  diretora-executiva do Fundo Baobá, ao jornal Bom doa Brasil, da Rede Globo. 

O investimento se dará por meio de apoio financeiro e institucional para organizações da sociedade civil, grupos e coletivos liderados por mulheres negras.

“Das mulheres negras apoiadas pelo Programa espera-se que a busca pela equidade racial seja primazia em todo e qualquer lugar que venham ocupar, sendo o Programa não um formador, mas sim um otimizador na aceleração do desenvolvimento e ampliação de suas capacidades. Em suas comunidades, organizações, coletivos, grupos, movimentos e instituições, estas mulheres já lideram. Nosso esforço é para e que elas possam ir além”, destaca Fernanda Lopes, Diretora de Programa do Fundo Baobá.

Em parceria, o Instituto IbirapitangaFord Foundation  e Open Society Foundation doaram o total de recursos financeiros  que correspondem a U$ 3,000,000,00 para a realização do Programa Marielle Franco de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras. Este recurso foi potencializado em função da nossa parceria estabelecida com a W.K. Kellogg Foundation, que prevê a obtenção de contrapartidas para recursos arrecadados pelo Fundo Baobá, onde haverá contrapartida conhecida como matchfunding(3 para 1 em caso de doações nacionais e 2 para 1 em caso de doações internacionais). Neste caso a alavancagem total foi de U$ 7.000,00, sendo que, 50% ou seja U$ 3,500,000, serão aplicados no desenvolvimento do Programa e operacionalização institucional e  a outra metade dos recursos doados pela W.K. Kellogg Foundation que correspondem a U$ 3,500,000, irão compor o fundo patrimonial da instituição, visando a formação de um mecanismo financeiro que gere sustentabilidade em médio e longo prazos.

Interessou? Mais informações clicando aqui. 

Publicado originalmente no site Mundo Negro.

Luciane Reis

O MercAfro é um Negócio étnico e social que se estrutura via plataforma online de produção de conteúdo e ensino, cujo objetivo é integrar via desenvolvimento pessoal e ensino online, as diversas modalidades de empreendedores e empresários étnicos cuja linha comercial seja a valorização de saberes culturais e identitários de segmentos considerados “ de baixa renda” ou seja, das classes B,C,D,E, residentes no Brasil e com expansão para toda a America Latina.