Skip to content

Quem Somos

Somos uma plataforma que busca conectar quem produz conhecimentos e pensamentos corporativo com viés racial, a quem consome e tem interesse em empreendedorismo e negócios negros.  A tecnologia Mercafro busca construir inovações complementares a partir da gestão de conhecimento com vies racial, na forma de produtos, serviços e componentes tecnológicos educacionais relacionados as estratégias de sobrevivência negra e os conhecimentos gerados a partir de suas realidades . Ao ser uma multiplataforma digital que funciona como facilitadora do acesso a informações sobre empreendedorismo negro e suas demandas, nossa empresa se configura enquanto um espaço de formulação e aprimoramento de informações e conhecimentos essenciais ao desenvolvimento empreendedor, pessoal e empresarial na pespectiva racial.

 Trata-se então de um portal de noticiais e curadoria educacional econômica e acadêmica cuja materiais e artigos contribuirá para valorização de quem faz pesquisa e produz pensamentos racializado.

Como tudo começou

O Mercafro nasce da inquietação de sua fundadora Luciane Reis. Ao atuar por mais de 15 anos entre a gestão pública e a militância racial partidária, esta via que por mais que os denunciantes (ativistas das mais diversas pautas) fossem convidados a participar dos diferentes processos de escuta, os solucionadores (gestores e políticos), pouco ouvia ou via os pensadores e intelectuais negros (suas produções, entrevistas e falas públicas) enquanto vozes com a solução para as vulnerabilidades sociais e econômicas que buscavam combater. Desta forma ao criar uma empresa social de aprendizado corporativo, esta busca conectar pessoas interessadas na área de conhecimento empresarial com viés racial aos melhores pensadores e produtores de conhecimento racial na perspectiva econômica e de desenvolvimento.

Enquanto empresa de curadoria e gestão de conhecimento e comunicação, o Mercafro busca divulgar o saber e pensamento cientifico negro tendo como parceiro e instrutores especialistas que oferecem conteúdos e informações sobre diferentes temas a partir do viés racial. Através da estruturação e curadoria destes conteúdos de formação, selecionamos, copilamos e distribuímos conteúdos que contribuem para atualizamos o mercado de educação corporativa, desenvolvimento pessoal e empresarial com narrativas e posicionamentos econômicos e de desenvolvimento.

Propósito

Dá visibilidade ao conhecimento produzido com viés racial voltado para as áreas econômicas e  de desenvolvimento pessoal e empresarial .

Visão


Ser reconhecida como um centro de referência em informações, estudos, conhecimentos e produção de material didático voltado para educação corporativa com viés racial.

Missão

Ajudar na visibilidade de estudos que contem a história econômica e empresarial negra por meio da produção de diferentes atores, tendo a valorização do conhecimento com viés racial como  norteador.

Cultura do Mercafro

Reconhecer a importância do conhecimento com viés racial no ecossistema econômico e de educação corporativa.

Nossos compromissos

Diversidade, Equidade e Inclusão

Responsabilidade social com viés racial

Sustentabilidade econômica negra

Como trabalhamos

Curadoria educacional – dá acesso e produz conteúdo para empresas, pesquisadores e especialistas sobre o que é importante para atualização econômica e empreendedora negra. Desta maneira, buscamos promover uma seleção criteriosa e capaz de apoiar o ecossistema empreendedor negro na construção de conhecimentos embasados via triagem, avaliação, organização e união de saberes intelectuais negros, de forma contextualizada e confiável. A curadoria educacional do Mercafro serve então, para selecionar, compilar e distribuir conteúdo de qualidade e adequados ao ecossistema empreendedor na perspectiva racial tendo como principal elemento a aliança e parceria com intelectuais negros.

Gestão do conhecimento – identificamos e analisamos os conhecimentos disponíveis e desejáveis para o desenvolvimento do ecossistema econômico e empreendedor negro. Ao identificar quais conhecimentos são importantes para os empreendedores negros,  o Mercafro busca a transformação desses conhecimentos no intuito de construir soluções para os problemas que esse ecossistema enfrenta.

Gestão do capital intelectual – identificamos e descobrimos a melhor forma de utilizar o conhecimento produzido pelos empreendedores negros no intuito de construir uma economia mais inclusiva. Nossa curadoria contribui para que saibamos quais conhecimentos precisarão ser desenvolvidos e quais competências são fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento e soluções podem contribuir para visibilidade do conhecimento com viés racial.

Aprendizagem empresarial – Ao ajudar a criar uma economia que funcione para todos, o Mercafro desenvolver um ambiente onde as constantes pesquisa sobre as práticas do dia a dia econômico negro ganham centralidade, diante dos diferentes processos de concorrência e como estes podem ser incorporados para melhorar o ecossistema empreendedor negro.

Equipe Mercafro

Luciane Reis – Ceo Mercafro

Comunicóloga com formação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador. Possui especialização em Produção de Conteúdo para Educação online junto a Faculdade de Educação da UFBA. Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social, pela Faculdade de Administração da mesma universidade tem como linha de pesquisa: Economia comportamental, democracia digital, construção de cenários econômicos com viés racial, racismo epistemológico, intelectualidade e comportamento consumidor negro.

Autora de diversos artigos sobre relações raciais, desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, democracia digital e pequenos negócios. Tem ampla experiência na gestão pública Municipal, Estadual e Federal onde atuou como analista e advogacy com foco em equidade racial. Por criar estratégias de diversidade e inclusão enquanto gestora pública, foi bolsista Fio Cruz, onde compôs a equipe de coordenação do plano juventude viva enquanto coordenadora da Rede Juventude Viva projeto da Presidência da República no Governo Dilma Rousseff.

Rafaela Assis

Rafaela Assis, publicitária desde 2008, fundadora e CEO da agência ABA.  Gerente de inovação e conteúdos racial, Rafaela é responsável por criar estratégias e a cultura necessárias para que nossos clientes experimentem os recursos certos no nível certo. Rafa tem como papel apoiar as experimentações intelectuais levando em o pensamento estratégico e de liderança dos nossos associados. A comunicação corre nas veias de nossa super gerente de inovação que não tem medo de se arriscar, inventar moda e usar sua criatividade para bolar projetos novos.